ENTREVISTA: Daya Engler

   Oie amores!!

   E hoje vamos com mais uma entrevista super especial com nossa querida autora parceira Daya Engler.

   Daya é autora dá Série Dangerous disponível na Amazon. Ela é uma autora super dedicada e suas histórias são cativantes.

   Espero que gostem da entrevista!!💙💙💙




🎀 Biografia 🎀

Daya Engler nasceu em Palotina, Paraná, e hoje vive em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Escorpiana, estudante de Psicologia e uma leitora voraz, que encontrou-se na escrita através das fanfics. Em 2015 publicou seu primeiro livro pela Amazon. Ela é autora da série Dangerous, Sedutora Revelação e Indecente.

📕📕📕📕📕📕

📌 Quando você começou a se aventura pelo mundo dá escrita?

   Em 2011. Você vê, minha primeira real leitura foi Machado de Assis, Dom Casmurro. Eu amei, no entanto, ele não foi capaz de alimentar o leitor em mim, Crepúsculo fez, e então, suas fanfics nutriram meu vício por leitura que logo evoluiu para os livros e, consequentemente, para escrita. Eu tinha histórias que queria ler, mas não eram escritas, e eu não era analfabeta então cá estou.

📌 Qual seu primeiro livro publicado?

   Indômitos da série Dangerous.

📌 Você ficou apreensiva ao lançar seu livro??

   Sabe que não. O público alvo não era novo e tampouco a leitura. Não entendeu? Eu explico. A série Dangerous era uma fanfic e eu tive muitas dores de cabeça com leitores chefes ft. fantasmas. E devido a isso, enquanto terminava de escrever Consequências no meu antigo blog (pau da vida), decidi que não iria postá-la mais, porém depois de muito pensar e ler os comentários das meninas que eram leitoras fieis da série, eu voltei atrás. No entanto, optei pela publicação na Amazon, onde o preço era super acessível, e eu não iria dar de graça meu esforço e noites de sono perdidas para pessoas que não se importavam, mas também não seria injusta com minhas meninas. Eu teria apenas publicado Febre, porém ficaria estranho ter lá somente o último livro. Então você pode dizer que minha publicação foi uma retaliação aos fantasminhas-mandões, não um sonho. Aliás, nunca tive nenhum sonho nessa direção. Gosto de ler e escrever. Só.

📌 Qual foi a parte mais difícil ao escrever Indômitos??

   A série foi escrita sobre o prisma da realidade, o mais próximo possível. Eu queria uma real identificação ali, de olhar e pensar “puxa, isso pode mesmo acontecer” ou “isso aconteceu/está acontecendo comigo”. Personagens que estão longe de serem perfeitos. Então minha tarefa era basicamente me colocar no lugar do outro, sem criar nenhuma expectativa, nenhum julgamento, consciente de que cada um de nós possuí sua própria subjetividade. Não me recordo de haver uma parte difícil em Indômitos, senão em Remissão, onde a personagem se volta para dentro de si mesma e começa a rever seus valores, seus princípios, seus conceitos de certo e errado, e se transforma. Isso foi difícil e fácil ao mesmo tempo. Colocar-se no lugar do outro, consciente de que também possuímos nossa parte negra, é mágico, humano em sua mais pura forma. Foi difícil, porque embora haja toda essa magia, para chegar até ela o caminho é bem espinhoso. Por vezes, eu corava. Sim, Ella me fazia corar envergonhada, hesitava meus dedos sobre o teclado por embaraço e uma pitada de humilhação, orgulho ferido, ao admitir seus erros. E tudo isso tinha de acontecer de uma forma sutil e natural.

📌 Quando começou a escrever a série Dangerous, você já teria em mente quantos livro a série teria?

   Se soubesse, nem teria começado (risos). Era completamente leiga a respeito de como escrever uma história. Comecei e aprendi sozinha com minhas cabeçadas. Eu admito, não sou boa pedindo ajuda. Uma porque sempre acho que estou atrapalhando de alguma forma, e por ser espontânea no quesito ajuda, espero que os demais também sejam (erro meu). E outra porque gosto de ir atrás das minhas respostas de forma independente. Se chegar a pedir ajuda, pode ter certeza que já revirei a web e outros meios atrás de respostas, e você é meu “último” recurso. Desta forma, eu somente fui ter ideia de quantos livros a série teria quando publiquei, porque até então tudo era postado numa coisa só.

📌 Qual foi sua reação quando seus livros foram lançados na Amazon?

   Não sei direito como responder isso. Minha publicação, ao contrário da maioria dos demais autores que sonham com isso, teve motivações singulares. Por isso, não havia expectativas ou pulinhos extasiados.   
📌 Você aceita bem as críticas?

   Não acho que exista uma pessoa na face da Terra que aceita bem as críticas. Quero dizer, quem sai por aí saltitando e gritando “Eba! Recebi uma crítica”? Elas sempre irão nos pinicar. É aquela história, não posso mandar no que sinto, mas tenho total controle sobre o que fazer a respeito, minhas atitudes. Respeito-as quando são coerentes, honestas e respeitosas, do contrário, escolho não dar a mínima.
Aliás, já parou alguma vez para pensar o quão presunçoso é criticar algo que não fez, portanto, não conhece a real essência nem as dificuldades ou motivações, o que representa? Não estou falando de opinião pessoal, mas criticar algo que você sequer moveu um dedo para fazer/criar acreditando ter a fórmula de uma perfeição que você próprio é incapaz de usar.
Quão débil é isso?   

📌 Em que você se inspira para escrever seus livros?

   Em tudo. Não existe uma fórmula exata.

📌 Qual personagem de seus livros você mais gosta? Por quê?

   Antonella Vicenti (Ella). Ela é honesta e fiel a ela mesma, doa a quem doer. 

📌 O que você diria para as pessoas que querem ou estão ingressando no mercado editorial?

   Seja humilde e tenha consciência do seu valor, sem superestimar. Seja fiel a você mesmo. Escreva o que quer ler, não o que os outros querem ler. Não há democracia aqui. Escrita é algo extremamente pessoal, vem de dentro, de uma energia única e intransferível, se perder isso, adeus. Lembre-se sempre, seu principal e mais importante critico é você mesmo, portanto, é a si próprio que deve agradar. E, por último, mas não menos importante, nunca, jamais, nessa ou em outra vida, permita que seu sonho o faça de besta. 




🎀 Agradeço a Daya por tirar um tempinho para nos dar essa entrevista maravilhosa e nos mostrar um pouco mais sobre seus livros!😊💙💙



4 comentários:

  1. Gostei foi pouco de bancar a diva hahahahaha
    Obrigada, Lynn! Adorei demais!
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daya! Uau! Nossa, além de escrever as minhas histórias preferidas, ainda me faz refletir sobre minha própria vida de um jeito muito especial! Nossa, é admiração que chama? ❤

      Excluir
    2. Daya, parabéns pela sua capacidade de criar essas belíssimas histórias. Estou fascinada com a série Dangerous.Com ela eu sorri, mas também chorei, me emocionei. Amei! Espero que vire série de TV. Ficarei torcendo por isso.
      Já a admiro!
      Obrigada! Amei!

      Excluir
  2. Que bom que gostou amore!!
    Foi um prazer fazer a entrevista com você.

    ResponderExcluir

© LYNN E SEUS LIVROS - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Nubia Balmant.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo