RESENHA: Eu Me Possuo

Oie amores!!

   Era pra ter postado ontem à resenha do livro, mas eu estava fazendo algumas mudanças de última hora. Espero que gostem!



Livro: Eu Me Possuo
Autora: Stella Florence
Editora: Panda Books
Páginas: 182
Lançamento: 2016


Sinopse

"O fato de eu ter me sentido atraída por você, ter ido a sua casa, ter desejado transar com você, não signi fica que você poderia me violentar. Desejar um homem não é o mesmo que desejar ser estuprada por ele. Você disse que tem ido ao meu bar a m de se desculpar por alguma má impressão que tenha deixado em mim. Você não deixou uma má ruimpressão, Gustavo. Você cometeu um crime.
Talvez agora você me pergunte por que eu não te denunciei já que você é um criminoso. Naquela noite, eu dei um nó no meu vestido para disfarçar o rasgo que você fez e me limpei como pude no elevador. Fiquei perambulando pela rua meio tonta, depois entrei num táxi e fui para casa da minha avó. Fui direto para o chuveiro limpar aquilo de mim. Me senti suja, me senti culpada, me senti inferior, me senti até ruim de cama: carreguei por muito tempo acusações que serviam para você, não para mim. Minha falta de experiência me fez acreditar que a culpa era minha, que eu apertei algum botão maldito em você e que talvez sexo fosse aquele horror mesmo. Por isso eu me mantive em silêncio. Mas meu corpo gritava!”

                          ...........................

   Karina é estudante de odontologia, mas não está tão animada com o curso. Após ver um anúncio no facebook onde sua amiga precisava de ajuda com o bar, Karina vê a chance de sair da comodidade e experimentar novas experiências.

   Quando era adolescente Karina foi vítima de estupro, e consequentemente ficou com vergonha de seu corpo e insegura. Por conta disso ela não conseguia ter um relacionamento serio, e a única pessoa com quem podia contar e que a ajudou a passar por isso foi sua avó.

   Com o novo emprego Karina faz novos amigos e aos poucos sai de sua zona de conforto. Ao passar dos dias ela está cada vez mais animada com o rumo que sua vida está tomando, mas um encontro com o passado irá fazer Karina reviver momentos que ela gostaria de esquecer.



   Eu Me Possuo retrata um assunto delicado e que infelizmente é um ato recorrente; o estupro. Muitas pessoas que já passaram por isso sofre em silêncio, e até mesmo entram em depressão por nutrir um sentimento de culpa.

   Stella conseguiu de modo fluido e com leveza retratar um assunto importante e ao mesmo tempo tão negligenciado pela sociedade. Muitos casos de estupros são ignorados ou até mesmo não relatados por conta do medo que a vítima passa a ter de seu agressor.

  Com capítulos curtos, a leitura é rápida e te prende do começo ao fim. O amadurecimento da personagem ao decorrer da leitura é notável, nos levando imaginar com mais nitidez todo o processo que Karina passou para superar o ocorrido e como conseguiu seguir em frente.

   Gostei bastante do modo como Karina escreveu a carta para seu agressor. De modo direto ela desabafa tudo o que sentiu, e como o machismo e o ego de um homem influencia para tal ato acontecer, mesmo sem o consentimento da outra parte.

  Temos que ter em mente que não somos culpadas por passar por esse acontecimento terrível. Não é pelo modo de nos vestir ou de nos comportamos, e sim pelo simples fato de sermos mulheres e ser mais 'fragil' e tantas outras vezes por alguns homens não saber lidar com a rejeição.

   Para você que já passou por essa situação, tenha em mente que a culpa NÃO foi sua. Não fique se remoendo com algo que você não podia controlar, foque nas coisas boas que o futuro lhe reserva e jamais deixe que seus demonios do passado interfira no seu presente!


Nota 4/5!💙

Um comentário:

  1. Querida Lynn Gabi, obrigada pela leitura carinhosa e atenta. O foco do livro é essa ideia: se isso aconteceu com você (aconteceu comigo) não é culpa sua! Beijo e obrigada. <3

    ResponderExcluir

© LYNN E SEUS LIVROS - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Nubia Balmant.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo